Recanto Ecológico Rio da Prata
Junte-se ao Rio da Prata
Siga o Rio da Prata no Twitter
Siga o Rio da Prata no Facebook
Siga o Rio da Prata no Google +
Siga o Rio da Prata no Youtube
Traducir al español
Translate to english
Dúvidas frequentes
Veja abaixo as dúvidas frequentes sobre o passeio no Recanto Ecológico Rio da Prata. Caso tenha uma dúvida que não está aqui, entre em contato que em breve lhe responderemos.

 Clique para visualizar  Posso levar drones, ou equipamentos de fotografia e vídeo profissionais no passeio?
Durante as atividades, não é permitida a utilização de equipamentos que possam comprometer a experiência de passeio que idealizamos proporcionar ao visitante e ao grupo.

Portanto, não é permitido o uso de equipamentos não solicitados e nem incluso nos passeios como drones, lastros de mergulho, facas, equipamentos de filmagens profissionais, entre outros, que o visitante possa trazer e tentar usar durante a atividade. 

A utilização de Drones e equipamentos de filmagens será avaliada apenas em casos profissionais, sendo agendado com antecedência como visita técnica e adaptado ao passeio, neste caso recebe um acompanhamento individual e será orientado a tomar os devidos cuidados com a perturbação da vida silvestre e com o incômodo aos visitantes do dia.
 Clique para visualizar  Com a roupa de neoprene a gente flutua?
As roupas de mergulho são de neoprene de 5 mm, um macacão com manga comprida e bermuda, que ajuda a pessoa flutuar. Temos também a opção de colete salva-vidas para colocar por cima da roupa. A profundidade do rio varia, na maior parte do tempo é raso, mas há algumas partes que são fundas. Já aconteceu de pessoas que não sabem nadar fazerem o passeio.
 Clique para visualizar  É necessário fazer reserva com antecedência para os períodos de férias escolares?
As reservas para o passeio na Rio da Prata são feitas através das agências de turismo de Bonito. É bom fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência, pois assim você terá o dia e horário de sua preferência, pois férias escolares (julho e janeiro) são meses de alta temporada na região de Bonito.
 Clique para visualizar  Eu tenho barba e bigode, isso pode atrapalhar para a flutuação?
Sim, pois para a flutuação é necessário e obrigatório que se use um conjunto de máscara e snorkel, e o bigode e a barba podem atrapalhar a vedação da máscara no rosto e prejudicar o aproveitamento do passeio. Assim, é recomendável que você venha para o passeio com a barba feita.
 Clique para visualizar  É necessário saber nadar para visitar o Rio da Prata?
O Recanto Ecológico Rio da Prata, é um passeio de ecoturismo na região de Bonito, que dura em torno de 3 horas e 30 minutos. São grupos de no máximo 8 ou 9 pessoas, sempre acompanhados por guia especializado. O passeio é composto por uma trilha na mata, seguido de mergulho na superfície na nascente e descida do rio flutuando. Após o passeio é servido almoço típico na sede da fazenda, e há a opção de passeio a cavalo também.Para os visitantes que não fazem o mergulho, depois de fazerem a trilha, é oferecido o passeio de barco pelo Rio da Prata, onde encontram a parte do seu grupo que vem descendo o rio mergulhando. 

Na maior parte do percurso o rio é relativamente raso, dá pé, mas o visitante deve ficar flutuando, só pode colocar o pé no chão em último caso, para não levantar sedimentos, não causar impactos e não atrapalhar o ritmo do grupo. 

A flutuação é indicada para pessoas que saibam nadar, mas já aconteceram exceções de pessoas que não sabiam e fizeram o passeio. Mas, mesmo que a pessoa não saiba nadar, para fazer o passeio tem que dominar o uso de máscara de mergulho e snorkel dentro d`água, e flutuar na água.
 Clique para visualizar  Eu uso óculos, vocês possuem máscaras com grau?
Nós não possuímos máscaras com graus, mas recomendamos aos turistas que usam óculos que usem lentes de contato para fazer o passeio. Nós disponibilizamos capas de óculos para proteger o seu óculos durante o passeio.

 Clique para visualizar  Existem restrições médicas para o passeio?
Sim, as restrições médicas são grávidas a partir de 05 meses ou a critério do guia.

Visitantes devem comunicar problemas de saúde (diabetes, hipoglicemia, pressão alta ou baixa, alergias graves e problemas cardíacos) ao guia para maior cuidado e atenção.

O passeio possui Sistema de Gestão de Segurança certificado (ABNT e INMETRO, NBR 15331:2005) com disponibilidade de remoção de emergência.
 Clique para visualizar  Gostaria de saber mais sobre RPPN
O que é RPPN
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são áreas de conservação da natureza em terras privadas. O proprietário da terra é quem decide se quer fazer de sua propriedade, ou parte dela, uma reserva particular. Essa é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente. Não há perda do direito de propriedade.

Qualquer área pode ser reconhecida como uma RPPN? 
A princípio, sim. O Decreto no 1.922/96 que dispõe sobre as RPPNs menciona que a área deve possuir relevante importância pela sua biodiversidade ou por seu aspecto paisagístico ou ainda ter características ambientais que justifiquem sua recuperação.

Quais são as atividades que podem ser realizadas nas RPPNs? 
Como essas áreas tem como objetivo a conservação dos recursos ambientais representativos da região, podem ser desenvolvidas atividades científicas, culturais, educacionais, recreativas e de lazer. 
Também é possível desenvolver atividades econômicas que não comprometam o equilíbrio ecológico como o ecoturismo, entre outras. 

Quais benefícios o proprietário pode ter ao converter sua propriedade, ou parte dela, numa RPPN? 
- Isenção do imposto sobre propriedade rural (ITR). 
- Prioridade na análise de concessão de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para projetos de implantação e gestão das áreas. 
- Preferência na análise do pedido de concessão de crédito agrícola. 
- Podem ter apoio técnico e financeiro de organização não-governamentais (ONGs).

O que significa “gravar em caráter perpétuo”? 
Essa é uma exigência do Decreto no 1.922/96 e significa que a área terá de ser protegida para sempre. Os herdeiros da propriedade terão que respeitar a RPPN, e se a propriedade for vendida, os novos donos também terão de manter a área como está, pois não há maneira de revogar o título de reconhecimento da reserva.

O fazer para transformar uma propriedade, ou parte dela, numa RPPN? 
Depois de definir qual é a parte de sua propriedade que quer transformar em RPPN, o proprietário deve procurar a Superintendência do Ibama ou a Secretaria de Meio Ambiente, se houver RPPNs estaduais em seu estado, e apresentar os seguintes documentos: 
- Título de domínio, com matrícula no Cartório de Registros de Imóveis competente; 
- Carteira de identidade do proprietário, quando se tratar de pessoa física; 
- Quitação do Imposto sobre Propriedade Rural (ITR); 
- Planta de situação, indicando os limites, os confrontantes, a área a ser reconhecida como RPPN e a localização da propriedade no município ou região. 
Haverá publicação no Diário Oficial do ato de reconhecimento da propriedade, ou parte dela, como RPPN. 

(Fonte: Reservas Particulares do Patrimônio Natural – WWF-Brasil Pantanal para sempre)

 Clique para visualizar  O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece serviço de transporte de Bonito até a fazenda?
Não oferecemos serviços de transporte. Você encontrará esses serviços nas agências de turismo de Bonito.
 Clique para visualizar  O passeio pode ser feito a tarde? Posso comprar o passeio na hora?
O passeio pode ser agendado para a tarde sim, mas as saídas em fevereiro são até às 14h30, o último horário de saída de passeio depende da estação do ano. As reservas para o passeio no Recanto Ecológico Rio da Prata são feitas através das agências de turismo locais, de Bonito ou Jardim, com antecedência.
 Clique para visualizar  O Rio da Prata aceita cartão de crédito?
Sim, todo o consumo realizado tanto no em nosso bar quanto na lojinha pode ser pago com VISA, MASTERCARD, DINERS, AURA e ELO (crédito e débito). O valor do passeio é pago diretamente para a agência de turismo pela qual foi contratado o passeio.
 Clique para visualizar  O Rio da Prata está aberto todos os dias para visitação?
Estamos abertos todos os dias do ano (inclusive feriados, natal e ano novo), mas os passeios têm que ser agendados com antecedência e através de uma agência de turismo na região de Bonito.
 Clique para visualizar  Programa de estágio Rio da Prata
Nossa política

Nossa empresa oferece estágios nas áreas de Turismo.

Recebemos estagiários de diversas partes do Brasil e de várias Universidades públicas e privadas. 

Nosso programa consiste em proporcionar experiência aos acadêmicos, que vivenciarão na prática todo o processo de operacionalização das atividades em ecoturismo e nossas ações para conservação.

Realizamos seleções para estágio supervisionado ou extracurricular, disponibilizando vagas durante todo o ano letivo.

Alguns pré-requisitos para a seleção:

 - Estar cursando a partir do terceiro ano de Turismo;
 - Disponibilidade de tempo integral;
 - Residir durante o período de estágio no atrativo;
 - Gostar do ambiente natural da fazenda, sem se perturbar com calor, chuva, mosquitos,sapos, etc;
 - Ter disponibilidade mínima para estágio de 2 meses para férias de final de ano e 1 mês para os outros meses;
 - Ter capacidade de trabalhar em grupo e em área rural, longe das cidades; 
 - Ter responsabilidade, pontualidade, paciência e companheirismo;
 - Aceitar de maneira pró-ativa todas as tarefas que lhe forem confiadas;

Participem de nossa seleção enviando seu currículo com foto pela seção trabalhe conosco, colocando como assunto pedido de estágio.
 Clique para visualizar  Programa 1º Emprego no Rio da Prata e Estância Mimosa. Como participar?
Os passeios Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo lançam seu novo projeto de apoio aos estudantes, o Programa 1º Emprego. 

O objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada registrada em carteira aos recém formados na área de Turismo com a finalidade de inserir no mercado de trabalho jovens formandos, incentivando o seu aperfeiçoamento profissional. 

Caso você tenha interesse em participar da seleção envie seu currículo atualizado através do link: http://www.riodaprata.com.br/trabalhe-conosco 

No corpo da mensagem coloque o título: Programa 1º Emprego, informe a data disponível para início e encaminhe uma foto.

Venha aprimorar seus conhecimentos junto aos nossos passeios!

Grupo Rio da Prata
 Clique para visualizar  Qual a distância de Bonito até o Recanto Ecológico Rio da Prata?
A distância de Bonito ao Recanto Ecológico Rio da Prata é de 50 km, sendo 18 km de estrada de terra em boas condições e o restante em obra de asfalto. A saída de Bonito deverá ser feita 1½ hora antes do horário do passeio. Por exemplo: passeio 10h30, saída de Bonito às 09h00. No caso de Jardim, recomendamos de 45 minutos a 1 hora.
 Clique para visualizar  Quais equipamentos são obrigatórios para a flutuação?
Máscara e snorkel, roupas e botas de neoprene são os equipamentos obrigatórios para a flutuação, e já estão inclusos no preço do passeio. O colete salva-vidas é opcional, pois não é necessário para a flutuabilidade, e ele será fornecido, caso o visitante solicite, no início da flutuação.
 Clique para visualizar  Qual a duração e a distância percorrida no passeio?
O Recanto Ecológico Rio da Prata é um passeio de ecoturismo na região de Bonito que dura em torno de 3 horas e 30 minutos. O passeio é composto por uma trilha na mata, de em torno de 2.200 m, seguido de flutuação de superfície na nascente e descida do rio flutuando.
 Clique para visualizar  Qual a idade mínima para a realização do passeio?
Idade mínima:

- Crianças até 03 anos não fazem o passeio de trilha e flutuação, mas são cortesia do almoço;
- Entre 04 anos completos a 07 podem fazer o *passeio diferenciado;
- A partir de 08 anos podem fazer o passeio completo;
- Até 12 anos, todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Passeio diferenciado: O visitante inicia o passeio com o grupo e será encaminhado direto ao rio, fará a flutuação ou contemplação na nascente junto com o monitor, depois será encaminhado para um passeio de barco pelo Rio da Prata (caso esteja em operação), onde irá encontrar o seu grupo e finalizar o passeio.

Não oferecemos serviço de babá. Em Bonito, as agências de turismo possuem um cadastro de babás.
 Clique para visualizar  Qual a temperatura da água?
A água na nascente do rio Olho D’Água, onde começa a flutuação, tem temperatura constante o ano todo de 24°C. A temperatura é ideal, refrescante no verão e quentinha no inverno, mesmo se a temperatura exterior estiver baixa. Dentre os passeios de flutuações da região de Bonito, o Recanto Ecológico Rio da Prata é o que tem a água mais quente.
 Clique para visualizar  Vocês possuem máquina digital subaquática para alugar?
Sim, o atrativo conta com um serviço de locação de máquinas digitais subaquáticas, do modelo GoPro e modelos com caixa estanque normal.

O visitante que possuir interesse na locação, pode realizar a mesma diretamente na chegada ao atrativo, antes do passeio. 

A máquina locada já vem com cartão de memória que permite fotografar e fazer vídeos, e no final do passeio, as fotos e vídeos tirados são gravados em um Pen Drive de 8GB, o qual não está incluso no valor da locação.