Rios de águas cristalinas, grutas, cachoeiras e cavernas. Essas são algumas das características geológicas que transformaram a Serra da Bodoquena em um grande polo de ecoturismo do Brasil. É detentora, também, da maior extensão de florestas no estado do Mato Grosso do Sul.
Bonito, Jardim e Bodoquena são alguns dos municípios que compreendem a região da Serra da Bodoquena.
Bonito é um dos destinos mais procurados do Estado. Sua preocupação com o meio ambiente e sua organização no sistema turístico são exemplos de como conciliar de forma sustentável a prática do turismo com os recursos naturais existentes.
A cidade é considerada um modelo devido a inovações como: criação do voucher único; ecoturismo realizado em RPPNs - Reserva Particular do Patrimônio Natural; exigência de acompanhamento de guia de turismo; associativismo; ongs atuantes como o IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
A cidade remete a um clima acolhedor, de ruas tranquilas, de natureza abundante, oferece os mais diversos estilos de hospedagem e, também, gastronomia.
A região oferece atividades de ecoturismo e turismo de aventura para a família toda. Um dos passeios mais procurados é a flutuação pelas águas cristalinas dos rios da região, no qual cardumes de peixes, das mais variadas espécies, acompanham os visitantes durante todo o percurso.
Destaque também para os passeios de trilhas que passam por exuberantes cachoeiras onde é possível nadar em piscinas naturais; passeio a cavalo, observação de aves, passeios de bote nos rios, arvorismo, rapel, boia-cross e o mergulho com cilindro que pode ser feito em rios, lagoas e cavernas.
Toda essa diversidade de atrativos turísticos atendem aos mais variados gostos de turistas nacionais e internacionais.
Clique aqui para solicitar um orçamento de pacote de viagem para Bonito!
A rede hoteleira de Bonito oferece mais de 4.000 mil leitos de hospedagens, divididos entre pousadas, hotéis, resorts e também um albergue filiado a rede Hostelling International que oferece diárias a preços acessíveis.
Além das belezas naturais de Bonito e região, o que também chama a atenção é a gastronomia local. Deliciosos almoços típicos e lanches com bolos e biscoitos caseiros, podem ser degustados nas maiorias dos passeios. Já nos restaurantes de Bonito opções não faltam para quem deseja provar carnes exóticas como o jacaré, apreciar um peixe pintado (típico da região), ou escolher entre lanches, pastéis, ou algum prato mais sofisticado.
Venha e se surpreenda com as águas cristalinas de Bonito e Jardim!
Dicas e Recomendações para quem quer visitar Bonito, MS:
- É necessário fazer as reservas para os passeios nas agências de turismo locais ou em uma operadora da sua cidade.
- O acompanhamento do guia de turismo nos passeios é obrigatório por lei municipal.
- Na maioria dos passeios, não é permitido o uso de repelente e/ou protetor solar, para não poluir os rios.
- A maioria das estradas de acesso aos passeios são de terra, recomenda-se trafegar em velocidade entre 30 e 50 km/h.
- Todos os passeios são em fazendas particulares e não incluem transportes até eles. Use seu próprio veículo ou contrate serviços de transporte na sua agência ou hotel.
- As condições atmosféricas poderão impedir ou dificultar a realização de alguns passeios.
- Não é aconselhável ingerir as águas dos rios. Embora sejam puras, são ricas em cálcio e magnésio, o que pode provocar diarréia.
- Não é permitido alimentar os peixes e animais silvestres, a natureza já faz isso. Não jogue lixo nas trilhas, estradas e ruas.
- Leve com você apenas belas fotografias e agradáveis recordações, as próximas gerações agradecerão pela conservação da natureza.
- A proximidade com o Pantanal torna possível aos turistas estenderem sua viagem e conhecer outro destino de ecoturismo brasileiro.