Recanto Ecológico Rio da Prata
Junte-se ao Rio da Prata
Siga o Rio da Prata no Twitter
Siga o Rio da Prata no Facebook
Siga o Rio da Prata no Google +
Siga o Rio da Prata no Youtube
Traducir al español
Translate to english
Lagoa Misteriosa
Passeios de Ecoturismo:
  • Contemplação
  • Trilha e flutuação
  • Mergulho com cilindro
Descrição do passeio de Flutuação:

O passeio na Lagoa Misteriosa começa com uma breve trilha interpretativa em meio a mata que circunda a dolina e que conduz ao mirante, na qual o visitante pode contemplar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade, e ver a Lagoa Misteriosa. 

O acesso a Lagoa Misteriosa é feito por uma escadaria de 179 degraus. Os grupos têm tamanho limitado de até dez visitantes e são sempre acompanhados por um guia local especializado, e credenciado no atrativo. 

Ao chegar no deque de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante recebe os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas. Para aqueles que decidirem não flutuar, é possível contemplar a Lagoa e se admirar com o tom azul das suas águas cristalinas e com a natureza ao seu redor.

A flutuação é indescritível: a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.

A 8 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 240 metros de profundidade. A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar. 

O passeio tem duração em torno de 1h40min.  Devido a proximidade dos atrativos é possível realizar o passeio de Trilha e Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata no mesmo dia que o passeio na Lagoa Misteriosa. 

Para aqueles que optarem somente por realizar o passeio na Lagoa Misteriosa, o mesmo pode ser completado com um delicioso almoço na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Descrição do Mergulho com cilindro:

O passeio de Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa, engloba 3 categorias:

Batismo: uma experiência de mergulho autônomo totalmente segura e confortável para pessoas que querem mergulhar com cilindro, mas não possuem curso de mergulho. Profundidade máxima atingida: 8 metros. Proporção de um visitante por instrutor de mergulho, com exceção quando os visitantes já tiverem experiências anteriores de mergulho autônomo, caso em que será possível até duas pessoas por instrutor. 

Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 18 metros. Até dois visitantes para um instrutor.

Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros. Até dois visitantes para um instrutor.

Após o mergulho, que tem duração de 30 a 40 minutos, em média, o visitante retorna ao deque, é auxiliado a retirar os equipamentos, sobe a escadaria e, acompanhado pelo guia, percorre mais um pequeno trecho de trilha interpretativa,
O passeio tem duração total de 1h40min

O batismo pode ser feito por qualquer pessoa acima de 10 anos de idade, basta ter disposição. As restrições médicas são gestantes e pessoas com problemas cardíacos. 

Mergulho técnico:

A Lagoa Misteriosa é o cenário perfeito para o mergulho técnico. A 8 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que tornam a se encontrar a 50 metros, formando um conduto único que desce verticalmente para mais de 220 metros de profundidade.

Lagoa Misteriosa
Visão externa Lagoa Misteriosa
Mergulhadores Lagoa Misteriosa
Flutuação e Mergulho em águas cristalinas
Mergulhadores Lagoa Misteriosa
Mergulho
Vista aérea da Lagoa Misteriosa
Vista externa Lagoa Misteriosa
Flutuação Lagoa Misteriosa
Lagoa Misteriosa
Lagoa Misteriosa
Mergulhador
Estância Mimosa Ecoturismo
Passeios de Ecoturismo:
  • Trilha com banho em cachoeiras e piscinas naturais (passeio principal)
  • Passeio a cavalo 
  • Observação de Aves
Descrição do passeio de Trilha com banho em cachoeiras e piscinas naturais:

Na casa-sede da fazenda o dia começa com um lanche de "boas vindas", com chás, bolos e biscoitos típicos. Após a recepção, os visitantes partem para uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, passando por oito cachoeiras de tamanhos e formas variadas com ótimos locais para banho em piscinas naturais. 

Durante o caminho existem passarelas suspensas, pequenas grutas, mirantes, um trecho de barco a remo e uma plataforma de salto com 6 metros de altura que transformam o passeio em uma aventura inesquecível para qualquer idade.

Para melhor aproveitamento, segurança e respeito à natureza, os grupos têm tamanho limitado de até doze visitantes e são sempre acompanhados por um guia local especializado. Duração aproximada de 3h30min. Inclusos no valor do passeio: Lanche, guia, colete salva-vidas e seguro contra acidentes. Botas de neoprene estão disponíveis para locação. 

Para garantir uma aventura segura, o passeio possui um Sistema de Gestão de Segurança certificado pela ABNT e Inmetro.


Nossos Prêmios:
  • O trabalho “Estudo de caso do Ecoturismo Brasileiro: A Estância Mimosa (Bonito, MS)” foi vencedor na edição 2009 do Prêmio Brasil de Meio Ambiente, na categoria Melhor Trabalho em Ecoturismo.
  • Vencedor estadual na categoria Turismo no Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2009, organizado pelo SEBRAE, em parceria com Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fundação nacional da Qualidade (FNQ) e Gerdau.
  • A Estância Mimosa é integrante do Tour da Experiência, projeto do Ministério do Turismo e SEBRAE, que reconhece empreendimentos aptos a emocionar, satisfazer, inspirar e surpreender o turista.
Sede da Estância Mimosa
Receptivo da Estância Mimosa
Trilha e banhos de cachoeiras na Estância Mimosa
Cachoeira da água doce
Banho de cachoeira na Estância Mimosa
Cachoeira do mutum
Trecho de barco a remo durante o passeio
Cachoeira do Sinhozinho
Almoço da Estância Mimosa
Almoço da Estância Mimosa
Sobremesas caseiras na Estância Mimosa
Passeio a cavalo na Estância Mimosa