Recanto Ecológico Rio da Prata
Junte-se ao Rio da Prata
Siga o Rio da Prata no Twitter
Siga o Rio da Prata no Facebook
Siga o Rio da Prata no Google +
Siga o Rio da Prata no Youtube
Traducir al español
Translate to english
24/01/2012 - 15:24
As Formações Florestais do Recanto Ecológico Rio da Prata
O Recanto Ecológico Rio da Prata está inserido no Bioma Cerrado que ocupa 1/5 do território brasileiro e contribui com aproximadamente 10.000 espécies de plantas das 60.000 fanerógamas distribuídas pelo País.
 
 
Fanerógamas – é o termo que designa qualquer planta possuidora de órgãos sexuais aparentes. São plantas superiores, isto é completa, pois além da raiz, do caule e das folhas, produz as flores que contém os órgãos da reprodução.

É o grande grupo do Reino vegetal que compreende todas as plantas produtoras de flores. Esse Bioma apresenta diferentes formações florestais que exercem importante função na manutenção da biodiversidade por produzirem frutos, pólen e néctar consumidos pela fauna silvestre, além de oferecem abrigo e proteção. 

O clima existente na região é o quente e semi-úmido do cerrado, com distribuição anual das precipitações definindo duas estações bem nítidas: uma seca no inverno-primavera e outra chuvosa, no verão-outono, apresenta índices pluviométricos anuais variando em geral, de 1.500 a 2.000 mm. 

O trimestre junho-agosto apresenta as temperaturas mais baixas com médias de 15°C a 20°C. As temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de setembro e outubro, que precedem a estação chuvosa, oscilando entre 25°C e 30°C (CPTEC, 2004). 

Com o propósito de preservar e conservar de forma integrada os diferentes ecossistemas existentes no Sítio Turístico, os proprietários criaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, Unidade de Conservação de domínio privado reconhecida pelo poder público. Esta reserva visa garantir a proteção de espécies da flora, da fauna e dos demais recursos naturais existentes no local. 

Outra importante função dessas Unidades de Conservação é a formação de corredores ecológicos que interligam fragmentos florestais e contribuem efetivamente com a sustentabilidade e manutenção da biodiversidade da vida silvestre em seus diferentes habitats. 

Conheça as principais formações encontradas no Recanto Ecológico Rio da Prata...... 

Autor: Fabrício de Souza Maria e Vivian Ribeiro Baptista Maria vivibap@ig.com.br 

Esta matéria possui um arquivo anexado. Clique aqui para baixá-lo.
 
Deixe seu comentário