Recanto Ecológico Rio da Prata
Junte-se ao Rio da Prata
Siga o Rio da Prata no Twitter
Siga o Rio da Prata no Facebook
Siga o Rio da Prata no Google +
Siga o Rio da Prata no Youtube
Traducir al español
Translate to english
24/01/2012 - 15:32
Monitoramento dos Impactos Ambientais da Visitação Turística
O Programa de Monitoramento Ambiental aplicado atualmente no Recanto Ecológico Rio da Prata foi implantado em outubro de 2001. Embora no início os parâmetros acompanhados fossem bastante simples, ao longo do tempo a equipe responsável detectou uma necessidade de complementar os métodos utilizados, com o objetivo de ampliar as informações e avaliar as inter-relações entre os dados analisados.
 
 
O Que Significa “Monitorar”? De acordo com os dicionários, “monitorar” significa “acompanhar, avaliar e controlar dados fornecidos por aparelhagem técnica”. No caso do monitoramento ambiental, esta atividade envolve essencialmente a coleta, análise e avaliação de dados ambientais para orientação do manejo da área estudada.  

Por Que as Áreas de Passeio são Monitoradas?  Entre os especialistas da área ambiental, é senso comum que qualquer tipo de atividade em ambientes naturais causa impactos – incluindo aquelas chamadas “sustentáveis”, como o ecoturismo. Especificamente na atividade turística, há uma escassez de informações técnicas disponíveis sobre tais impactos, suas causas, efeitos e maneiras de minimizá-los ou mitigá-los. A grande maioria das publicações sobre o assunto refere-se a estudos desenvolvidos na América do Norte, onde as características ambientais são completamente distintas das nossas.  

A Região da Serra da Bodoquena, situada em Mato Grosso do Sul e que inclui os municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena, é conhecida por suas belezas naturais e pela fragilidade de seus ambientes. Prova disto foi a criação, em setembro de 2000, do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, visando proteger amostras dos recursos naturais singulares desta unidade de relevo. Antecipando-se a esta tendência conservacionista, em abril de 1999 o Recanto Ecológico Rio da Prata já possuía suas áreas de uso turístico protegidas através da criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural  - RPPN (para saber mais, veja em “Reservas Particulares do Patrimônio Natural”).  

O Que Está Sendo Monitorado?  As técnicas utilizadas no Monitoramento Ambiental estão embasadas em consultas à literatura e debates com profissionais da área ambiental que atuam em ramos de atividade diversos. Durante as visitas a campo, são monitorados...... 

Faça download do texto completo

Autor: Daniel De Granville Manço e equipe

fotograma@fotograma.com.br 

Esta matéria possui um arquivo anexado. Clique aqui para baixá-lo.
 
Deixe seu comentário