Recanto Ecológico Rio da Prata
Junte-se ao Rio da Prata
Siga o Rio da Prata no Twitter
Siga o Rio da Prata no Facebook
Siga o Rio da Prata no Google +
Siga o Rio da Prata no Youtube
Traducir al español
Translate to english
04/10/2016 - 10:40
Passeio de flutuação em Jardim é o primeiro do Brasil a receber a certificação em Segurança ISO 21101
O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS), reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas, foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a Certificação ISO 21101 na modalidade
Assessoria de Imprensa Grupo Rio da Prata
 
 
Marcio Cabral
Flutuação nas águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio da Prata
Flutuação nas águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio da Prata
A certificação ISO (International Organization for Standardization), que leva em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços prestados, mas toda a cadeia produtiva, foi concedida após Paulo Sérgio Coelho de Andrade, auditor da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, visitar o passeio em setembro deste ano.

A visita, que ocorre anualmente, tem como objetivo verificar se o Sistema de Gestão de Segurança Implantado no atrativo obedece a Norma NBR ISO 21101 - Sistema de Gestão da Segurança, que estabelece os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura. 

O Sistema de Gestão de Segurança tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes através da adoção procedimentos e medidas preventivas, como vistoria de trilhas e equipamentos de primeiros socorros. Todos os nossos funcionários têm cursos de primeiros socorros que são realizados anualmente. Nosso índice de acidentes sempre foi muito pequeno desde o início da atividade em 1995. Contudo desde 2008 quando entramos para o Programa Aventura Segura o índice passou a ser baixíssimo, apenas 2 acidentes por ano. O que é muito bom, considerando que a atividade é realizada na natureza, que oferece riscos intrínsecos ” cita a diretora de sustentabilidade do Grupo Rio da Prata Luiza Coelho. 

"Gostaríamos de agradecer o apoio de sempre da ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - que foi fundamental para a conquista da Certificação Internacional NBR ISO 21101. Através da adesão ao Programa Aventura Segura e implantação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS) desenvolvemos um ecoturismo certificado, com padrões de qualidade e segurança", diz Simone Coelho, proprietária do atrativo.

O passeio de flutuação, realizado em uma Unidade de Conservação – RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), é uma das atividades mais procuradas por visitantes do mundo todo no Recanto Ecológico Rio da Prata.  Um guia de turismo especializado acompanha um grupo, de no máximo nove pessoas, durante caminhada por uma trilha interpretativa na mata ciliar e durante mergulho de superfície, conhecido também como flutuação, no rio Olho D'Água até o encontro com o rio da Prata.

Certificação dupla

Além do Recanto Ecológico Rio da Prata, a Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo que faz parte do Grupo Rio da Prata, e localiza-se em Bonito (MS), também conquistou a certificação ISO 21101. Com isso, passa a ser o primeiro atrativo do Brasil a possui certificação na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.

Empresas certificadas

Atualmente sete empresas brasileiras possuem a Certificação ABNT NBR ISO 21101:2014. São elas:

- Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS);
- Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS);
- Buraco das Araras, em Jardim (MS);
- Agência de Viagens Território Selvagem, em Brotas (SP);
- Alaya Expedições, em Brotas (SP);
- Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (SP);
- Parque Campo dos Sonhos, em Socorro (SP).
 
Deixe seu comentário